Extremamente versáteis, cardigans são peças-coringa para termos no armário. Além de não estarem atrelados a nenhuma estação, afinal protegem tanto do ventinho do fim da tarde quanto do ar-condicionado chato da empresa, você consegue achar (e ter) modelos dos mais variados para os mais diferentes estilos.
« Mas o que é?
Cardigan é um casaco, originalmente de tricot (mas hoje em dia achamos nas mais diferentes tramas), com o fechamento na frente, normalmente sem gola e de manga comprida. Não confundir com suéter.
Identificou? Você deve ter pelo menos um no armário, afinal é uma peça super democrática. Por serem feitos, normalmente, de um tecido mais pesado e pouco estruturado, o cardigan acaba se moldando muito bem a todos os tipos de corpos. Como ele é aberto no meio, ele automaticamente verticaliza o look, que é um ótimo truque para tornar tudo mais harmônico. É claro que, como tudo, você vai achar aquele que se encaixa melhor para sua vida e seu formato de corpo.
Em geral, os cardigans são ótimos recursos de estilo e pontuam muito bem diversos tipos de look. Aqui vão dicas para usar cardigan e alguns truques:
Antes de tudo, vamos lembrar que o conceito de longo é algo variável (já que temos alturas diferentes, né), mas em geral o que chamamos de longo/super longo é esse efeito que vemos nas fotos acima. Hoje em dia, essa é uma das tendências de mais fácil aposta e nasce da combinação 90′s/normcore com o (sempre presente) boho.
O cardigan longo funciona bem quando você brinca diretamente com o comprimento dele: ou provocando um super contraste entre os comprimentos, ou acompanhando diretamente o comprimento do cardigan com a roupa por baixo. E isso vale para a barra da parte de baixo (calça, saia, short) ou para a barra da parte de cima (blusa, top).
Sem dúvida, a versão “maxi” é a mais atual e adorada nesses dias. Ela é definida pelo comprimento longo (que falamos aí em cima) e/ou pela modelagem mais largona, meio boyfriend-meio pijama, que fica maravilhosa em contraste com peças mais coladas ao corpo, peças mais românticas ou esportivas.
A mini está mais defasada e são aqueles cardigans mais no estilo bolero que já cansaram um pouco. Mas é por isso que você vai deixar de usar? Nada disso. Uma boa forma de atualizar é usá-lo como blusa, fechadinho para dentro da parte de baixo, ou com as pontas amarradas como uma cropped (essa sim, ainda super em alta).
Não dá para negar que o cardigan é uma peça extremamente confortável – sensação que aumenta de acordo com o tamanho e a fofura dele. Mas ele tem um quê de loungewear (ou roupa-de-ficar-em-casa, no nosso português amado) e, por isso, temos que prestar atenção nas outras peças e nos acessórios que vamos combinar.
Peças mais ajustadas por baixo do cardigan costumam funcionar melhor, nesse caso. Se você é adepta do oversize geral, tente estar com o cabelo arrumadinho e com acessórios mais nobres. Mostrar os tornozelos e os pulsos também deixam o look com menos cara de desleixo (sabe-se lá porquê, mas é verdade).
« Truques extras:
◊ Dobre a manga da camisa (ou da blusa ou do vestido) por cima da manga do cardigan. O efeito é ainda mais fofo se o contraste de cores e estampas for grande.
◊ O contraste de estilo e materiais de fabricação funciona muito bem, inclusive com peças de alfaiataria para o ambiente de trabalho.
◊ Muita gente usa o cardigan como um grande “disfarçador”, mas lembre-se que todos eles têm um ponto focal (que realça ao invés de disfarçar) e pode ser na barra, nos bolsos ou aonde começa o fechamento dos botões.
The post Pequeno guia para usar cardigan nessa temporada appeared first on Modices.